
APÓS O OSCAR, “UMA MULHER FANTÁSTICA” GANHA PRÊMIO PLATINO DE CINEMA
A premiação é conhecida como o “Oscar da latinidade”
Na última semana, aconteceu a quinta edição do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, em Cancún no México, e, novamente, a produção chileno-espanhola “Uma Mulher Fantástica” triunfou e levou 5 estatuetas para casa. A premiação, que acontece há cinco anos, é considerada pela crítica como o “Oscar da Latinidade”.
O longa de Sebastián Lelio levou nas categorias de: Melhor Filme Ibero-americano de Ficção; Melhor Direção para Sebastián, também premiado com o Platino de Melhor Roteiro ao lado de Gonzalo Maza; a atriz Daniela Vega foi a Melhor Interpretação feminina e Soledad Salfate premiada pela Melhor Direção de Arte. Na votação popular, “Uma Mulher Fantástica” e Daniela Vega também saíram vencedores.
Na cerimônia, outro chileno que se destacou foi o ator Alfredo Castro, que levou a estatueta de Melhor Interpretação Masculina por seu trabalho em “Los Perros” (Os Cachorros), entregue junto com a de Interpretação Feminina à atriz Daniela Vega, numa clara reivindicação por liberdade e igualdade em todos os âmbitos.
Vale lembrar que, anteriormente, “Uma Mulher Fantástica” já havia sido premiado na maior premiação do cinema mundial, levando o Oscar em 2018, de Melhor Filme Estrangeiro.