WEBSÉRIE MOSTRA OS BASTIDORES DO METRÔ DE SP
“Entrelinhas – Histórias em Movimento” exibe histórias reais de funcionários de diversas áreas e passageiros do Metrô o transporte preferido das pessoas da cidade de São Paulo.
A CC&P criou, em parceria com o Metrô de São Paulo, uma websérie com o objetivo de mostrar para o público o trabalho que há nos bastidores do maior sistema de transporte metroviário do Brasil – e um dos maiores do mundo. Intitulada “Entrelinhas – Histórias em Movimento”, a websérie, com seis episódios, têm funcionários e passageiros reais como personagens e já começou a ser veiculada nos ambientes digitais como sites de notícias, Youtube e redes sociais do Metrô.
Cada episódio da série tem três minutos de duração. O objetivo é mostrar à população a tecnologia que existe por trás desse modal de transporte público. Além de expor a tecnologia de ponta que existe nas diversas áreas do Metrô, com máquinas e equipamentos de última geração, o objetivo é aproximar o Metrô do público, apresentando um lado mais humano, através de histórias reais de pessoas que trabalham ou passam pelo metrô diariamente em suas jornadas diárias pela cidade, seja para trabalho, estudo ou passeio.
“O Metrô de São Paulo é um pouco a segunda casa das pessoas. Por isso, escolhemos uma linguagem mais próxima, um estilo documentário que mostra os bastidores e conversa com o público olhando nos olhos. É como se o Metrô tratasse os espectadores como ‘de casa’ e não visitas”, afirma Fernando Freitas, diretor de criação da CC&P
Os episódios mostram a fundo toda a modernidade que relacionada à operação do Metrô de São Paulo. Os telespectadores tem a oportunidade de conhecer máquinas, salas informatizadas, complexos de monitoramento e todo o aparato tecnológico que é utilizado no dia a dia pelos funcionários. Além disso, a websérie traça um paralelo com a vida pessoal dos funcionários do metrô, mostrando hobbys e outras atividades fora do ambiente de trabalho, bem como de alguns usuários, cidadãos que utilizam o Metrô como meio de transporte cotidiano. Outro ponto que é tocado na série são as fontes de energia renováveis que o metrô utiliza, como a reutilização de água para lavar os trens.
“O Metrô vai muito mais além das suas máquinas e tecnologias. Ele tem um lado humano que é a dedicação de seus profissionais, que é o cuidado com as pessoas”, pondera Ricardo Pandolfi, Gerente de Comunicação do Metrô SP.
A veiculação nos ambientes digitais ocorre nos portais Globo.com, UOL, R7, O Estado de S. Paulo, Terra e Folha de S. Paulo. Os episódios também são veiculados em redes sociais do Metrô, como Instagram, Twitter e Youtube. A websérie já começou a ser exibida e poderá ser vista até 15 dezembro.
“Entrelinhas – Histórias em Movimento
Os Episódios
O primeiro episódio, “Manutenção”, é focado no funcionário do Metrô Oswaldo Alves Artal Filho. Ele trabalha como supervisor de trens e apresenta a complexa manutenção dos trens e trilhos do Metrô, que é realizada diariamente durante a madrugada.
O segundo episódio, “Passageira”, apresenta Lívia La Gatto para contar um pouco de sua rotina. Trata-se de uma passageira que diz passar mais tempo no Metrô do que em sua própria casa, pois é nele que ela faz qualquer deslocamento pela capital paulista. Lívia tem um trabalho de blogueira que utiliza o Metrô como cenário e inspiração para suas histórias.
O terceiro episódio, “CCO”, tem como personagem principal o operador técnico Fernando Correa e mostra com detalhes como funciona o Centro de Comando Operacional do Metrô, espaço com dezenas de monitores, computadores e funcionários que se assemelha à sala de lançamento de um foguete.
No quarto episódio, “Tráfego”, as operadoras Nádia Maria Fanti e Gilbenita Maria da Silva convidam os internautas a uma viagem por dentro dos túneis e trilhos do Metrô, contando um pouco mais sobre o sistema de trens e o lado de sustentabilidade da empresa.
No quinto episódio, “Segurança”, o agente Elson Alves dos Santos explica como é feita a segurança dos quatro milhões de passageiros que usam o Metrô diariamente, por meio de um moderno sistema de monitoramento e um treinamento de capacitação profissional com toda a equipe.
O sexto e último episódio, “Acessibilidade”, gira em torno da passageira Marina, deficiente visual que utiliza o Metrô todos os dias com auxílio de um cão guia e dos profissionais do Metrô. Esse episódio também tem a funcionária Sônia, fazendo uma analogia com a coordenação que é necessária para gerenciar tudo.
FICHA TÉCNICA
Título: Entrelinhas – Histórias em Movimento.
Agência: CC&P
Anunciante: Metrô de São Paulo
Produto: Websérie
Quantidade de episódios: 6.
Duração por episódio: 2 minutos e versões de 60” e chamadas de 6”.
Gênero: documentário
Formato de captação: vídeo 4k
Direção de Criação: Fernando Freitas
Direção de Arte: Marcelo Lobo
Redação e Roteiro: Fernando Freitas
Planejamento: Claudia Kalim
Atendimento/agência: Zilmar Fernandes
Mídia: Matheus Guardachone
RTVC: Roze Pedroso
Produtora de filme: Maui Filmes
Direção de cena: Rogério Veloso
Direção de Fotografia: Wagner Jabour Alvarenga Vila Nova
Produção Executiva: Paulo Henrique Costa “PH”
Pós-produção/finalização: Ricardo Guarany
Produtora de Som: Pangea Produções Artísticas
Trilha Sonora: Fábio CardiaAprovação/cliente: Ricardo Pandolfi