Vencedor de mais de 18 prêmios, “A Febre”, de Maya Da-Rin, ganha data de estreia no Brasil
Filme conta a vida do indígena Justino (Regis Myrupu), que deixou sua aldeia há 20 anos e não suporta mais uma existência sem lugar
Após passar pelo Festival de Cinema de Göteborg e pelo Festival de Roterdã, A Febre, de Maya Da-Rin, ganha data de estreia no Brasil. O longa entra em circuito no dia 16 de abril, com distribuição da Vitrine Filmes.
Vencedora de dezenas de prêmios, a produção da Tamanduá Vermelho e Enquadramento Produções, em coprodução com Still Moving (França) e Komplizen Film (Alemanha), conta a história do indígena Justino (Regis Myrupu), que trabalha como vigia no porto de cargas de Manaus. Desde a morte da esposa, sua principal companhia é a filha mais nova, Vanessa (Rosa Peixoto), que decide se mudar para Brasília para estudar Medicina. A visita de um irmão faz o protagonista relembrar sua vida na aldeia, de onde partiu vinte anos atrás.
Filme é o primeiro longa de ficção dirigido por Maya Da-Rin
A cineasta e artista visual Maya Da-Rin é graduada no Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, na França, e tem mestrado em cinema e história da arte na Sorbonne Nouvelle. É autora dos documentários Terras (2010) e Margem (2007), exibidos em de mais de 50 festivais internacionais. A Febre é seu primeiro longa de ficção como diretora. A produção fez sua estreia mundial na competição internacional do Festival de Locarno, na Suíça (onde ganhou o Pardo de Melhor Ator) e também arrebatou os prêmios de Melhor Filme nos festivais de Biarritz e Pingyao e de Melhor Direção no Festival de Chicago.