Um novo jeito de fazer audiovisual

UM NOVO JEITO DE FAZER AUDIOVISUAL

Produka é lançada com modelo operacional que está revolucionando o mercado de produtoras

Um novo jeito de fazer audiovisual
Produção audiovisual – Produka

No passado, as empresas de comunicação costumavam “monopolizar” talentos. É o caso dos grandes estúdios de cinema e redes de TV, que tinham seus próprios times fixos de atores, diretores e técnicos. Embora tenha imperado durante décadas, esse sistema ruiu junto com a flexibilização da comunicação, exigindo metodologias de trabalho igualmente “adaptáveis”.

        Em sintonia com os novos tempos, a Produka, comandada por Anderson Lima, opera de forma diferente à de muitas de suas concorrentes nos mercados de produção de filmes publicitários, branded content, produções institucionais e mídias digitais para marcas. A empresa não possui um casting fixo de diretores de cena e confia em uma equipe enxuta, mas muito dedicada, para atender às demandas dos clientes. Reunir criatividade e eficiência no cumprimento dos prazos é outra característica da Produka, cuja carteira de clientes inclui empresas como: F&Q Brasil, One Digital, Bradesco, Swift, Shopping Metrô Tatuapé e DSM.

Além de profissionais freelancers, a produtora conta com diretores de cena associados, ou seja, que são a linha de frente da empresa por conta de suas qualidades e relacionamentos profissionais, mas que têm liberdade para atuar abertamente no mercado, já que não possuem exclusividade com a produtora. Entre eles estão: Fernando Sanches, John Porciuncula, Renata Sete, André Andrade e André Neves.

A produtora ainda aposta em um novo modelo de atendimento: o profissional responsável por esta função também faz o acompanhamento da produção, o que transmite mais segurança e credibilidade ao cliente. Nesta entrevista, Anderson Lima fala mais sobre a metodologia inovadora da Produka.

QUANDO E COMO SURGIU A PRODUKA? E QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DE VOCÊS EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS EMPRESAS DO SETOR, QUE É ALTAMENTE COMPETITIVO?

A Produka surgiu em 2018, com a vontade de viabilizar novos formatos para os novos tempos e uma bagagem de 18 anos de experiência profissional no mercado publicitário. Nosso diferencial é que somos uma empresa jovem, com estrutura enxuta e uma equipe altamente capacitada. Com isso, conseguimos viabilizar custos e manter uma alta qualidade nos trabalhos que realizamos.

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS QUE VOCÊS OFERECEM? E QUAIS DELES SÃO MAIS RENTÁVEIS E ESTIMULANTES?

Nossos serviços incluem publicidade, conteúdo, institucional e plataformas digitais. Os mais rentáveis variam entre publicidade e conteúdo. Os conteúdos são os mais estimulantes.

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Produção audiovisual – Produka

HOUVE UM TEMPO EM QUE A PUBLICIDADE ERA UM SETOR BASTANTE RESTRITO, COM UMA QUANTIDADE MENOR DE EMPRESAS ATUANDO NO SETOR. HOJE, EM VISTA DAS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DOS ÚLTIMOS ANOS, A CONCORRÊNCIA DEVE SER MUITO MAIOR, NÃO?

Sim, e isso é desafiador. A velocidade tecnológica nos obriga a compreender as novas necessidades e demandas do mercado. Hoje em dia, por exemplo, não fazem sentido grandes estruturas para um projeto quando o fim não justifica. Isto apenas o torna inviável.

QUAIS SÃO AS GRANDES VANTAGENS DE OPERAR COM UMA EQUIPE FIXA ENXUTA E UTILIZAR FREELANCERS DE ACORDO COM O PERFIL DE CADA JOB?

As vantagens desse processo são o custo competitivo e a assertividade na escolha ideal de diretores com perfis adequados para cada trabalho.

QUAL FOI O “JOB” MAIS DESAFIADOR DESENVOLVIDO POR VOCÊS ATÉ AGORA? E QUAL FOI MAIS SATISFATÓRIO EM TERMOS TÉCNICOS E CRIATIVOS?

O mais desafiador foi o PMO – Bradesco, um filme com 40 minutos feito em um prazo curtíssimo (uma semana), full service (roteiro, direção, pesquisa, montagem, pós-produção, motions e color). A maior satisfação nos foi proporcionada por Mesada de Gente Grande – Bradesco (desde o tratamento do diretor até a entrega final), em que tivemos muitas intervenções 3D em cenas reais de bancos de imagens. O resultado foi surpreendente!

Um novo jeito de fazer audiovisual
Campanha publicitária – Produka

UMA PERGUNTA SEMPRE RELEVANTE QUANDO SE FALA EM CAMPANHAS E CONTEÚDOS PRODUZIDOS PARA GRANDES EMPRESAS É: HÁ LIBERDADE PARA OUSAR QUANDO SE REALIZA UM TRABALHO COM ESSAS CARACTERÍSTICAS?

Sim!  Sempre cabe um pouco de ousadia e liberdade. Os clientes estão receptivos e dispostos a analisar um olhar externo com o intuito de viabilizar ou engrandecer o trabalho.

TV, RÁDIO, INTERNET E STREAMING SÃO NICHOS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E, ÀS VEZES, CONFLITANTES. ESSAS MÍDIAS REQUEREM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DIFERENTES? OU OS PROCESSOS E METODOLOGIAS SÃO OS MESMOS EM TODOS OS CASOS? 

Cada um exige uma campanha publicitária diferente. Na internet, tudo é muito perecível, o que demanda uma quantidade maior de materiais. O budget, muitas vezes, é o mesmo – ou menor. É aí que entram a inteligência criativa e a capacidade de otimizar a produção para extrair, dentro de um “job”, o maior número possível de formatos.

DIZEM QUE O FUTURO DA COMUNICAÇÃO É A INTERNET. VOCÊ ACHA QUE ELA REALMENTE SUPLANTARÁ A TV EM UM FUTURO PRÓXIMO? 

Sim. É apenas uma questão de tempo. Tenho parentes e amigos que não assistem mais TV. Só consomem internet e streaming.

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