Obra de Eduardo Coutinho é revisitada na série Cinema #EmCasaComSesc
Filmes do premiado documentarista brasileiro foram incluídos na programação, incluindo o clássico Jogo de Cena
Eduardo Coutinho é um dos grandes nomes do cinema documental produzido no Brasil. Em homenagem ao mestre, o Cinema #EmCasaComSesc fez uma programação totalmente dedicada a ele em celebração ao Dia do Cinema Brasileiro (comemorado em 19 de junho).
Três clássicos do diretor (falecido em 2014), além de um filme contendo uma das últimas entrevistas concedidas por ele, foram escolhidas pelos organizadores: Jogo de Cena, Peões, Santo Forte e Eduardo Coutinho, 7 de Outubro.
Realidade e ficção
A trama de Jogo de Cena mescla realidade documental com ficção. 83 mulheres, interessadas em participar do documentário, concordaram em contar suas histórias diante das câmeras. Coutinho convida as personagens a compartilharem suas alegrias, tristezas e experiências mais marcantes.
Em junho de 2006, 23 delas compareceram e foram filmadas no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. A produção conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção no Festival Sesc Melhores Filmes.
Já em Peões, de 2004, o assunto é a história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então.
Além disso, exibem suvenires das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas e comentam o efeito da militância política no âmbito familiar. O documentário ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Brasília.
Obras premiadas
Em Santo Forte, realizado em 1999 e vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Roteiro e Montagem, no Festival de Cinema de Brasília, além do Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado e do Prêmio da Crítica de Melhor Filme no Festival Sesc Melhores Filmes, Coutinho mergulha na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca.
Indicado ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro como Melhor Filme, Eduardo Coutinho, 7 de Outubro é o documentário que coloca o cineasta diante de sua própria equipe e faz dele o tema captado pela câmeras.
A série Cinema #EmCasaComSesc tem o objetivo de oferecer gratuitamente filmes em streaming, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente.