Títulos inéditos dirigidos por mulheres árabes

Mostra de Cinema Árabe Feminino pode ser conferida

Programação do festival inclui sete títulos inéditos dirigidos por mulheres árabes

Com uma produção seleta, a segunda edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino segue até o dia 15 de junho. O evento é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação inclui sete títulos inéditos dirigidos por mulheres árabes. Estes filmes ficarão no ar até o dia 15 de junho (com exceção de Você Vem de Muito Longe, que poderá ser assistido apenas nos dias 12 e 13).

Em Um Presente do Passado, Mokhtar é um professor de cinema septuagenário que recebe um presente inesperado da filha, Kawthar. Com duas passagens aéreas para Roma, ele tem uma segunda chance de buscar seu amor não correspondido, uma italiana a quem abandonou no passado. Já em Que Dia!, o ponto de partida para a trama é um mal-entendido visto sob quatro pontos de vista diferentes, que oferecem perspectivas distintas sobre a trajetória de uma família.

Outro destaque da programação é Ibrahim: Um Destino a Ser Traçado, no qual a diretora Lina Al Abed busca por traços de seu pai desaparecido – um homem aparentemente comum de família que, na verdade, pertencia a uma facção militante.

Mesa Redonda

Através das lentes de um celular, o curta-metragem Lavando A Boca conta a história da cidade de Mosul durante o ISIS. O público acompanha a realidade de uma família iraquiana através de mensagens de voz trocadas com seus parentes. E em Rosa (outro curta-metragem) a personagem que dá nome ao filme assume o trabalho da tia quando tem início um empreendimento de enviar corpos não-documentados para serem enterrados em seus países natais.

Já em O Banho, Imed – um jovem pai que se vê sozinho com o filho quando a esposa viaja a trabalho – é obrigado a confrontar seu medo mais profundo.  E em Você Vem de Muito Longe, o público acompanha a trajetória de uma família palestina que se dispersou ao longo de várias turbulências: da guerra civil espanhola, na qual o pai, Najati Sidki, lutou contra Franco, até a Guerra Civil Libanesa.     

Lembrando que, no dia 13 de junho, será realizada a Mesa Redonda “Um Assunto de Família”. Junto à mediadora e curadora do festival, Carol Almeida, as convidadas Aline Motta, Kawthat Younis (diretora de Um Passado Presente), Leila Basma (autora de O Projeto Adam Basma) e Reman Sadani (realizadora de Lavando a Boca) vão debater sobre obras que contam a História a partir de narrativas familiares.

Mais informações: 

www.cinemaarabefeminino.com

You don't have permission to register