“Histórias e Rimas” mostra a trajetória do hip hop nacional
O documentário, que teve sua première na Mostra Brasil do Festival In-Edit 2021, mergulha nas histórias de grandes artistas do gênero
Dirigido por Rodrigo Gianetto, o documentário Histórias e Rimas convida o público a mergulhar nas raízes e na essência do hip hop nacional, uma de nossas vertentes culturais mais influentes. A produção teve sua première no dia 25 de junho, na Mostra Brasil do Festival In-Edit 2021. Para narrar a trajetória do gênero, a obra reúne depoimentos de grandes expoentes do movimento, incluindo Racionais MC’s, Emicida, Negra Li, Projota, Thaíde, Dexter, Black Alien e GOG, entre outros.
O autor do filme também foi influenciado pelo hip hop nacional em sua juventude. Criado na zona sul de São Paulo (SP), Gianetto testemunhou a crescente popularização do gênero e até participou dele. “Onde eu vivia, os jovens escutavam samba ou rap”, recorda o cineasta. “Eu fazia parte do movimento a partir do momento que decidi me integrar e conhecer mais das periferias próximas. Fiz amigos que me ajudaram nesse mergulho nesse universo”.
Ele também cantou em um grupo de rap e organizou eventos dedicados ao gênero. “Ao longo dos anos, quando me tornei diretor, decidi filmar a intimidade que nenhuma reportagem de televisão teve acesso”, complementa o diretor, que apresenta, em Histórias e Rimas, a vida real desses artistas.
Das periferias aos palcos dos grandes festivais
Diretor de conteúdo audiovisual, criativo e diretor de formatos televisivos e cinematográficos, Gianetto contribuiu com empresas de comunicação como TV Globo, HBO, MTV, Sony Music, UFC Network, Discovery Channel e National Geographic e tem no currículo dezenas de séries, programas de TV, branded content, musicais e filmes.
Ele também dirigiu e coproduziu shows de realidade e documentários de sucesso, como 200 Graus, com o Chef Henrique Fogaça, e O Próximo NRO 01 Villa Mix, um formato Endemol, branded content de Brahma e Villa Mix, que bateu vários recordes e venceu em Cannes o Branded Content of the Year, pela CIAwards 2019.
Histórias e Rimas foi captado em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Los Angeles e Nova York. Gianetto mergulhou no universo desses artistas, que colecionam fãs e quebraram barreiras sociais ao conquistar desde as periferias onde cresceram aos palcos de grandes festivais. Embora a estreia do filme estivesse prevista para 2020, o lançamento foi adiado em razão da pandemia.
“Seria a primeira vez que os maiores artistas do rap nacional ocupariam salas comerciais de cinema”, conclui o diretor. “Como sempre mereceram e ainda merecem. Mas temos a honra de estrear no grande festival que contempla produções dedicadas à música”.