Fotógrafas ensinam as técnicas básicas para fazer ensaios sensuais
Irmãs e sócias, Michelle e Mariana Moll criaram um curso de autorretrato que enaltece a beleza individual da mulher
Em 2013, as irmãs e sócias Michelle e Mariana Moll deram início às atividades do estúdio Naked Fotografia, criado com o propósito de enaltecer a pluralidade e a beleza da sensualidade feminina. Com o advento da pandemia, elas tiveram a ideia de elaborar um curso de autorretrato que ensinasse técnicas de composição, produção de moda, dicas de cabelo e maquiagem, cenários e posturas a mulheres que quisessem fotografar a si próprias com seus smartphones.
A ideia é perfeita para os tempos atuais, em que as pessoas têm usado o celular para se expressar nas redes sociais e buscado informações técnicas que tornem seus registros mais interessantes, agregando ao simples ato de fotografar noções profissionais de iluminação e composição.
Fora do lugar-comum
Fotos sensuais, por exemplo, terão um resultado muito mais efetivo com o devido olhar técnico, algo que Michelle e Mariana podem proporcionar. “É muito comum que a gente ouça falar em foto sensual e imagine logo que você tem que usar um fio dental e salto alto, e a nossa ideia é tirar as mulheres desse lugar-comum e tentar fazê-las entenderem o que realmente funciona para elas”, afirma Michelle.
Ainda segundo a especialista, é possível criar imagens muito sensuais usando artifícios simples, como uma blusinha, um shortinho e até uma toalha na cabeça. Também é fundamental saber usar de forma criativa os espaços e a iluminação disponíveis, além de valorizar os seus melhores ângulos e vestir algo com você se identifique.
Ainda que possa pintar uma certa inibição na hora de se fotografar, as especialistas revelam que há vários segredos e técnicas que podem deixar a pessoa mais segura, incluindo saber que ângulo é mais favorável a você, entender como se faz uma pose e assim por diante. Além disso, a prática é muito importante.
Nuances
“A gente tem que lembrar que a sensualidade não mora só no nu”, prossegue Michelle. “Costas podem ser muito sensuais, silhueta, boca, rosto, pescoço… Então, você pode explorar outras nuances. Uma foto só de rosto pode ser muito sensual, dependendo da sua expressão.”
A fotógrafa antecipa que o local onde será feita a foto deve estar bem organizado na hora do “clique”. Antes de fazer o registro, lembre-se de arrumar a cama e esticar o lençol. Michelle ainda recomenda que todos os elementos coloridos sejam tirados do fundo, porque trabalhar com cores exige um conhecimento mais aprofundado da técnica. O branco, por exemplo, pode ser uma opção interessante.
Por fim, Michelle e Mariana lembram que as celebridades da internet parecem sempre gamourosas nas fotos que postam porque conhecem essas técnicas – ou seja, sabem que tipo de iluminação, ângulo ou pose funcionam melhor para elas. A dica, assim, é adquirir um conhecimento básico sobre esses tópicos e valorizar seus pontos fortes.