DO “CINEMÃO” À PRODUÇÃO INDEPENDENTE
Acabou de chegar a edição 221 da ZOOM MAGAZINE confira as novidades que você irá encontrar
O diretor Vicente Amorim é um dos nomes mais prolixos do cinema brasileiro contemporâneo, tendo se aventurado em diversos gêneros ao longo de sua carreira. Com o filme que estrela esta edição da Zoom Magazine, o cineasta retornar à seara da ação (que já havia explorado em Motorrad e A Princesa da Yakuza), contando a história de um grupo de policiais corajosos e determinados. Inspirado na onda de sequestros que deixou o Brasil apreensivo no fim da década de 1990, A Divisão é estrelado por Erom Cordeiro, Silvio Guindane, Natalia Lage, Thelmo Fernandes e Marcos Palmeira, entre outros nomes conhecidos do cinema e da TV, e foi criado com base em uma extensa pesquisa sobre o assunto, que envolveu entrevistas com vítimas, criminosos e policiais.
Para recontar, na tela grande, as aventuras dos destemidos agentes da DAAS (Divisão de Antissequestro ), Vicente se cercou de talentos, que incluem o diretor de arte Daniel Flaksman, a figurinista Cristina Kangussu e o diretor de fotografia Gustavo Hadba. Trabalhando com uma variedade de modelos de câmera, o diretor encenou sequências vibrantes, que mostram o know-how dos profissionais de cinema que temos no Brasil. Saiba mais sobre os bastidores da produção no Por Trás da Cena desta edição.
Em Entrevista, nosso papo é com o fotógrafo Rodolfo Santos, um craque na matéria que, além de ser especialista na cobertura fotográfica de eventos sociais, é palestrante e sabe tudo sobre o assunto. Conversamos com ele sobre as técnicas e macetes que podem tornar uma foto mais atraente e, também, sobre os prós e contras dessa profissão, que atrai um número cada vez maior de pessoas. Rodolfo nos lembra que, apesar de todos os filtros e apps de fotografia disponíveis atualmente, esta arte continua a exigir estudo e um olhar bem treinado.
Para os produtores independentes, esta edição ainda traz mais um capítulo de nossa reportagem especial sobre realização audiovisual, um verdadeiro guia para os aspirantes à carreira de cineasta. O tema do mês é o Business Plan que antecede qualquer projeto audiovisual com chances de ser aprovado e realizado. Este planejamento é importante porque pode ser decisivo na hora de convencer empresas e parceiros a apoiarem seu filme. Nunca é demais relembrar que, em se tratando de cinema, talento e visão são essenciais – mas que só esses atributos não são suficientes para triunfar na área. Organização e senso de marketing também fazem a diferença.
É isso aí! No mês que vem, tem mais!