COMO FAZER ANIMAÇÃO NO STUDIO MAX
Vamos aprender a fazer animações por “estágios” através do recurso de criação de camadas (layers). Esse artifício torna a animação não-linear, organizada e intuitiva
Por Marcos Pellegrini
ANIMANDO COM CAMADAS
- Neste primeiro exercício, iremos animar os braços de nosso biped dançarino. Isto possibilitará várias animações dos braços usando o método de trabalho não-destrutivo;
- Com o arquivo carregado, uma animação de 260 frames, selecione qualquer parte do biped;
- De início, o modo footstep deve estar desabilitado. Apague qualquer animação dos braços, caso haja alguma;
- Abra Open Track View > Dope Sheet e expanda a hierarquia para ver todas as chaves do biped;
- Localize as trilhas Bip01 L Clavicle e Bip01 R Clavicle. Clique sobre a propriedade transform de ambas (usando a tecla CTRL);
- Apague. Feche a Track View.
CRIANDO CAMADAS
Novamente, selecione qualquer parte do biped, já que, para apagar as trilhas anteriores, é preciso desmarcá-lo;
- No menu Motion expanda Submenu Layers; em seguida, Create Layer; Logo acima, onde se lê layer 1, nomeie como “braços”;
- Habilite o botão Auto Key e, no frame 35, no qual o pé direito começa a dança, o braço parte para cima;
- Começaremos com o braço e a mão esquerda, curvando ambos para cima. O “esqueleto” em vermelho marca posição original;
- Selecione todo o braço esquerdo e a mão também. No submenu logo acima, Copy/Paste, clique em Create Collection (nomeie como braço e mão esquerda) e, em seguida, Paste Posture Opposite. Observou o que aconteceu com o braço direito?
- Você viu que, propositalmente, não marcamos o frame “Zero” para os braços? Sem problemas: vamos utilizar o Snap Set Key;
- Vamos ao frame “Zero” selecionar ambos os braços. No submenu Layers, clique em Snap Set Key (o imã com pontinho vermelho). Eles voltam à posição inicial e uma chave é marcada;
- De volta ao frame 35, com ambos os braços ainda selecionados, clique em Copy Posture. No frame 65, clique em Snap Set Key e, no 90, Paste Posture;
- Para a regularidade do movimento, use Snap Set Key nos frames 120; 160; 188; 213;
- E, paste Posture, em: 145; 175; 200.
REFINANDO A DANÇA
- Como sempre há espaço para melhorias, voltemos ao frame 10 para marcarmos mais uma Snap Set Key, o que manterá os braços mais tempo embaixo;
- Nos frames 50 e 100, clique em Paste Posture;
- No submenu layers, crie nova camada. Esta se chamará “cabeça”;
- Se desejar, anime-a; caso contrário marque como inativa. Ela não será usada e não será destruída;
- Para desativar a camada, escolha a que quer manter ativa e clique o ícone destacad – Activate Only Me. Na figura também está a mensagem quando tentamos animar a camada desativada;
- Veja a sequência da dança finalizada.
Legal de saber: no Studio Max, sempre que você tiver caixas que permitam a entrada de nomes (como neste exemplo dos layers), utilize-as. Isto facilitará a identificação e a localização.
PEQUENO DICIONÁRIO “BIPED”
Actual stride width: largura do passo
Actual stride length: comprimento do passo
Arm: braço
Armhole: axila
Body type: tipo de corpo
Bones: ossos
Calf: panturrilha
Chin: queixo
Com: center of mass (centro de massa: pélvis)
Elbow: cotovelo
Female: tipo sexual feminino
Figure mode: modo para posicionamento e alteração da estrutura do biped
Fingers: dedos da mão
Fingers links: juntas
Forearm: antebraço
Foreleg: perna dianteira
Foot: pé
Footstep: pegadas (mas, no caso biped, interprete como “passos”)
Hand: mão
Head: cabeça
Height: altura
Highlighted: em destaque
Leg: perna
Length: comprimento (para alongar os passos)
Mesh: malha moldada através de polígonos
Motion panel: painel motion (local para funções relacionadas ao biped depois de criado)
Neck: pescoço
Next key: próxima chave / próximo ponto de animação
Perspective: vista perspectiva
Ponytail: rabo de cavalo
Previous key: chave anterior / ponto anterior de animação
Rotate: girar
See-through: ver através de…
Spine: coluna
Spine links: vértebras da coluna
Tail: cauda
Toes: dedos do pé
Tool: ferramenta
Track bar: barra de trilhas (pode ser chamada de Timeline)
Thigh: coxa
Units: unidades
Upper arm: braço
Viewport: janela de visualização (top, left, right ou perspective)
Weight: peso
Width: largura (para alargar os passos)
Wrist: pulso
*Marcos Pellegrini é bacharel em comunicação, fotógrafo e profissional audiovisual.
Canal direto: pellegrinimail@gmail.com