Com o olhar voltado para o coletivo, Felipe Cerchiari busca mais do que “imagens bonitas”
Fotógrafo também se sente atraído por inovações, um tema que pode ser percebido em seus trabalhos e parcerias
Nascido em São Paulo, o fotógrafo Felipe Cerchiari passou parte da infância e adolescência às margens do Rio Paraná, mudando-se para o Nordeste aos 20 anos. Muito cedo, tomou gosto pela fotografia, área em que se especializou, sempre contando com o apoio da mãe (artista plástica) e do pai (engenheiro) para exercitar uma visão mais ampla das coisas. Também formado em administração de empresas, Felipe, hoje, é diretor de inovação de uma grande empresa nacional e está à frente do Studio Cechiari.
Com mais de 10 mil clicks feitos, o profissional sempre se sentiu atraído por novidades, um elemento que pode ser percebido em seus trabalhos e parcerias como as “collabs”, com fotografias abstratas, natureza e paisagens, sendo possível detectar traços que conversam com múltiplos universos.
Visão ampla
“Acho instigante olhar para o coletivo, ter uma visão ampla e uma proposta de novas ações e experiências”, afirma o fotógrafo. “O foco em criar collabs é parte desta minha jornada de entender e unir as visões, e acredito que uma conversa gostosa acontece quando dois lados se comunicam, trocam e aprendem.”
Este ano, ele realizou duas collabs, uma em parceria com a artista plástica Manuela Lacombe, em uma série de nove fotos da cidade de Nova York, e outra com a mãe, a artista Rosemary Cerchiari, criando interferências através do trançar de linhas sob os quadros produzidos.
O artista realiza trabalhos personalizados de acordo com o desejo do cliente (nos últimos 12 meses, foram mais de 60 obras produzidas). Por meio de uma entrevista prévia, Felipe captura as preferências e características do ambiente designado e, então, produz a obra que melhor se encaixa, levando em conta a cor, tamanho e temas sugeridos. “Busco trazer mais do que uma imagem bonita”, conta o profissional. “Tento fazer essa conexão com histórias, abrir um diálogo entre o observador e a obra.”
No dia a dia de Felipe, também estão expedições fotográficas feitas junto com grandes nomes da fotografia mundial, incluindo Ricardo Takamura e Cristiano Xavier. Cerchiari foi aperfeiçoando seu olhar e linguagem, que se tornaram elementos característicos de seus trabalhos. Suas referências incluem ícones da área de fotografia, como Sebastião Salgado, bem como o precursor do design brasileiro, Sérgio Rodrigues, e o visionário Steve Jobs.