Com boa programação, Festival de Cinema Italiano chega à sua 16ª edição
Inéditos no País, Lovely Boy e Tempero do Chef estão entre os destaques do evento, que segue em formato online até o dia 5 de dezembro
Com versão presencial realizada entre os dias 5 e 12 de novembro, o Festival do Cinema Italiano segue encantando o público em formato on-line até o dia 5 de dezembro. A volta das exibições presenciais – realizadas no Petra Belas Artes, em São Paulo (SP) – foi um dos destaques da nova edição do evento, organizado pela Câmera de Comercio Ítalo Brasileira de São Paulo, em colaboração com a Embaixada Italiana no Brasil.
O Embaixador Italiano no Brasil, Francesco Azzarello, reconheceu a importância cultural do Festival em um País com forte presença italiana. Dos títulos selecionados, oito tiveram suas estreias mundiais no Festival de Veneza, realizado em setembro passado.
Contando a história de um jovem e talentoso músico que se perde no mundo das drogas, Lovely Boy rendeu a seu realizador, Francesco Lettieri, o prêmio de talento em ascensão. Do festival italiano, o evento brasileiro também exibe longas da seleção da Giornate degli Autori: O Grande Silêncio, de Alessandro Gassmann; Welcome Venice, de Andrea Segre; Uma Relação, de Stefano Sardo; e Os Nossos Fantasmas, de Alessandro Capitani.
Exibições virtuais
Outros títulos apresentados este ano no Festival de Veneza foram exibidos no Brasil, incluindo Ar Parado, de Leonardo Di Costanzo, estrelado por Toni Servillo e Silvio Orlando; e o “doc” As Coisas que Restam, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso (que faleceu no ano passado). Outro destaque da programação foi Deixe-me Partir, de Stefano Mordini, obra indicada ao David di Donatello de roteiro adaptado.
Com temática focada em um chef que se une a um jovem portador de síndrome de Aspergers para participar de uma competição culinária, o longa Tempero do Chef, de Francesco Falaschi, é o primeiro filme italiano em coprodução com o Brasil a receber financiamento do Ibermedia (Fundo Ibero-Americano), além de ser patrocinado pelo Italian Touring Club.
O público poderá assistir a todos os longas inéditos por streaming, até o dia 5 de dezembro. No site do festival, estão disponíveis as obras: Todos Por 1 – 1 Por Todos, Como um Gato na Marginal, Ela Ainda Fala Comigo, O Grande Silêncio, Ar Parado, Governança e Morrison Café. Já na plataforma Petra Belas Artes à la carte, podem ser encontrados os títulos: Deixe-me Ir, A Terra dos Filhos, Blackout Love, Com Todo Meu Coração, Uma Relação, As Coisas que Restam, Welcome Venice, Lovely Boy, Os Nossos Fantasmas e Tempero do Chef.
O evento ainda contempla a retrospectiva As Mais Belas Trilhas Sonoras do Cinema Italiano. Nela, foram incluídas produções de mestres como: Federico Fellini (Os Palhaços), Sergio Leone (Era uma vez na América), Dario Argento (O Pássaro das Plumas de Cristal), Lina Wertmüller (Mimi, O Metalúrgico e Amor e Anarquia), e Damiano Damiani (Advertência). A retrospectiva será exibida exclusivamente online e permitirá aos cinéfilos recordar filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni.