Atriz Mirela Pizani aposta em projetos realizados para a internet
Com experiência na TV e nos palcos, atriz descobriu um nicho muito promissor nas webséries e redes sociais
Aos poucos, as vitrines tradicionais do audiovisual vão sendo confrontadas por outras, mais contemporâneas, que puseram em xeque tudo o que sabíamos sobre “popularidade”. Uma dessas vitrines é a internet, que já mostrou o seu poder quando o assunto é a disseminação de ideias e conteúdos.
Em sintonia com os novos tempos, a atriz Mirela Pizani passou a se empenhar para ganhar mais representatividade na nova mídia – um grande desafio, já que há poucos meses ela nem sequer pensava em produzir conteúdos para a internet. E como mostram os números, ela está obtendo sucesso nessa empreitada.
Videogames
Hoje com quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais, a atriz (que participou da novela Haja Coração e da série 1 Contra Todos) caiu nas graças dos aficionados por videogames por meio da websérie Esconderijo.
Além disso, ela estará em outras duas produções que prometem aumentar ainda mais sua popularidade: Game Over (mais uma série feita para a internet) e o filme Pra Onde Levam as Ondas (este, a ser exibido nos cinemas). A atriz também afirma ter se tornado uma entusiasta dos videogames durante a pandemia.
“Eu estava com três produções paradas há mais de um ano por conta da pandemia e queria muito voltar a atuar e dar andamento aos meus projetos. Estou muito feliz”, comenta Mirela, que também atuou em peças teatrais e, em 2011, foi laureada com o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Teatro no Canadá com o espetáculo Nada de Dois – Seis Duelos Verbais.
Voltada ao público adolescente, a série Game Over já pode ser assistida no canal da atriz no Youtube. A trama (que surgiu a partir de uma conversa entre a atriz e uma amiga, Adriana Paulini) tem um conteúdo de ficção científica e fantasia.
Segundo Mirela, a decisão de produzir uma série sem nenhum outro ator presente em tempo real e com uma equipe reduzida ocorreu a ela e Adriana durante uma madrugada, e quinze dias depois, elas já tinham uma versão preliminar do roteiro (assinada por Adriana e Léo Surcin), Ao projeto, também se juntaram as produtoras Ventu Filmes e a Atua Cena.
As gravações de Game Over foram realizadas em março, em São Paulo, ao longo de três dias. A finalização foi uma etapa crucial do projeto, já que muita coisa foi feita em chroma-key. Ainda segundo Mirela, entre os grandes desafios apresentados pela série estão as cenas em que ela contracena consigo mesma.
“Trabalhar em um set com equipe reduzida tem a vantagem de deixar tudo mais intimista, e eu fiquei super à vontade”, recorda a atriz. “É a primeira série de dramaturgia que estreia em meu canal, e quero que saia da melhor maneira possível”.
História surpreendente
Já o projeto destinado aos cinemas, o longa-metragem Pra Onde Levam as Ondas, estreia em julho no “Brazil Internacional Film Festival”. Trata-se de uma produção independente que fez sua estreia mundial no Lift-Off Global Network, realizado no Reino Unido. Na Itália, a produção ganhou o prêmio de melhor elenco no Vesuvius International Film Festival.
O filme conta a história de Virgil, um agente funerário tímido e apaixonado por fotografia. A trama acontece em torno da relação dele com Éden, uma jovem musicista em começo de carreira. Das lentes para uma obsessão, Virgil deve enfrentar antigos demônios para conquistar Éden não só em suas fotos.
Mirela dá vida à escritora Marina, que vive um momento delicado na carreira, com mais um projeto negado. Em meio à mudança para um novo apartamento, ela descobre rastros de uma história surpreendente. Ainda segundo a atriz, o longa tem uma estrutura não linear que transforma o enredo em uma espécie de quebra-cabeça, mantendo o público totalmente focado na história apresentada na tela.
Atualmente, Mirela tem quase 920 mil inscritos em seu canal no YouTube, além de 560 mil seguidores no Instagram e quase 500 mil no TikTok. “Quase todos os dias estou ao vivo durante três ou quatro horas”, conclui a atriz. “Com a pandemia, sem poder sair de casa, comecei a gravar alguns vídeos jogando e o público curtiu a ideia”.