Alunos da FAAP participam de animações selecionadas para grandes festivais
Caixinha de Música e Paloma foram incluídos nas programações do CineOP e do Animatiba
Nada como ter o talento reconhecido – especialmente, quando ainda estamos dando os primeiros passos na profissão escolhida. Essa foi a sensação que tiveram os alunos da FAAP – Faculdades Armando Alvares Penteado cujos trabalhos foram selecionados para importantes festivais.
Contando a história de uma desajeitada aluna de balé que possui uma caixinha de música amaldiçoada, o curta Caixinha de Música foi selecionado para a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), realizada entre 24 e 28 de junho. Já Paloma chamou a atenção dos organizadores do Animatiba – Festival Internacional de Animação de Curitiba, programado para os dias 23 a 27 de setembro.
“Voos mais altos”
“Ficamos honrados com a seleção do filme e estamos felizes por ter nosso trabalho reconhecido por um festival que valoriza a cultura e o patrimônio brasileiro”, afirmou Ana Carolina do Monte, aluna da FAAP responsável pelo roteiro de Caixinha de Música, junto com Ana Luisa Alessandrini e João Francisco Neto.
Já Alex Reis, ex-aluno da FAAP, também vibrou com a escolha de seu filme, Paloma, para participar da nova edição do Animatiba. Ambientada na Praça da Sé, em São Paulo (SP), a produção conta a história de uma pomba que engole um chip de celular e ganha consciência sobre a sua alimentação. “Estou feliz em participar do festival e em ver o filme alcançando voos mais altos e distantes”, disse Alex.
Paloma já foi exibido em diversos festivais e ganhou o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano no 10º Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas y Privadas, realizado na Argentina.
“Gigantes da animação”
Uma das iniciativas mais importantes em seu segmento, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, incluiu dois títulos brasileiros na mostra competitiva Contrechamp: Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente e Meu Tio Zé. Duas alunas do curso de Animação da FAAP trabalharam como estagiárias nas produções.
Carolina Assaf participou de Meu Tio Zé quando fazia seu primeiro estágio na área. “Agradeço muito a confiança que os donos do estúdio tiveram em mim, pois fiz e aprendi tanta coisa que a forma como eu trabalho atualmente mudou depois dessa experiência”, disse ela. “Espero que todo mundo se emocione como eu me emocionei quando li o roteiro pela primeira vez”.
Lena Araújo, que foi assistente de edição de vídeo no filme Bob Cuspe, também considerou incrível a experiência de participar daquele projeto. “Foi um prazer imenso trabalhar ao lado de gigantes da animação stop motion do Brasil”, afirmou a jovem. “Com eles, aprendi lições valiosas que levarei em todos os meus projetos. O stop motion é uma paixão que começou na FAAP e, graças aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pude participar desse filme”.