‘A Febre’, de Maya Da-Rin, divulga teaser oficial
Longa será o filme de abertura da Mostra Competitiva do 72º Festival de Locarno
‘A Febre’, deMaya Da-Rin, acaba de divulgar o primeiro teaser. O longa foi escolhido para ser o filme de abertura da Mostra Competitiva Concorso Internazionale no 72° Festival de Locarno. A exibição será quinta-feira, 08 de agosto. No Brasil, A Febre será distribuído pela Vitrine Filmes, ainda sem previsão de data para o lançamento.
A trama narra à história do indígena Justino, de 45 anos, que trabalha como vigilante em um porto de cargas e vive em uma casa na periferia de Manaus. Desde a morte da sua esposa, sua principal companhia é a filha Vanessa, que está de partida para estudar Medicina, em Brasília e terá que partir em breve. Como o passar dos dias, Justino é tomado por uma febre forte. Durante a noite, uma criatura misteriosa segue seus passos. Durante o dia, ele luta para se manter acordado no trabalho. Porém, sua rotina do porto se torna menos tediante com a chegada de um novo vigia. Nesse meio tempo seu irmão chega para visitar e Justino relembra a sua vida na aldeia, de onde saiu há vinte anos.
As exibições de ‘A Febre’ no festival
Quinta-feira, 08 de agosto – 14h00 – Palexpo (FEVI)
Sexta-feira, 09 de agosto – 09h00 – Palexpo (FEVI)
Sábado, 10 de agosto – 19h00 – PalaVideo
SINOPSE
Manaus é uma cidade industrial cercada pela floresta amazônica. Justino, um indígena Desana de 45 anos, trabalha como vigia no porto de cargas. Desde a morte de sua esposa, sua principal companhia é sua filha mais nova com quem vive em uma casa na periferia. Enfermeira em um posto de saúde, Vanessa é aceita para estudar medicina em Brasília e terá que partir em breve.
Como o passar dos dias, Justino é tomado por uma febre forte. Durante a noite, uma criatura misteriosa segue seus passos. Durante o dia, ele luta para se manter acordado no trabalho. Mas logo a rotina tediosa do porto é quebrada pela chegada de um novo vigia. Enquanto isso, a visita de seu irmão faz Justino rememorar a vida na aldeia, de onde partiu vinte anos atrás. Entre a opressão da cidade e a distância de sua aldeia na floresta, Justino já não pode suportar uma existência sem lugar.
FICHA TÉCNICA
Direção: Maya Da-Rin
Roteiro: Maya Da-Rin, Miguel Seabra Lopes, Pedro Cesarino
Produtores: Maya Da-Rin, Leonardo Mecchi, Juliette Lepoutre
Co-produtores: Pierre Menahem, Janine Jackowski, Jonas Dornbach
Empresas Produtoras: Tamanduá Vermelho, Enquadramento Produções (Brasil)
Empresas Coprodutoras: Still Moving (França), Komplizen Film (Alemanha)
Produtor Executivo: Leonardo Mecchi
Assistente de Direção: Milena Times
Diretora de Fotografia: Bárbara Alvarez
Som: Felippe Schultz Mussel, Breno Furtado, Romain Ozanne
Mixagem: Emmanuel Croset
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Figurino: Joana Gatis
Maquiagem: Helena d’Araújo
Edição: Karen Akerman
ELENCO
Regis Myrupu como Justino
Rosa Peixoto como Vanessa
Johnatan Sodré como Everton
Kaisaro Jussara Brito como Jalmira
Edmildo Vaz Pimentel como André
Anunciata Teles Soares como Marta
Lourinelson Wladmir como Wanderlei
SOBRE A DIRETORA:
Maya Da-Rin é uma cineasta e artista visual brasileira. Graduada na Le Fresnoy (França), tem mestrado em Cinema e História da Arte na Sorbonne Nouvelle e participou de oficinas de cinema na Escola de Cinema de Cuba. Já teve trabalhos exibidos em Locarno, DOK Leipizig e no MoMa. Seu documentário Terras (2010), também distribuído pela Vitrine, foi selecionado para mais de 40 festivais de cinema e seu projeto de longa-metragem, A Febre, participou da Cinéfondation, La Fabrique des Cinémas du Monde e TorinoFilmLab.