
Produções independentes nordestinas foram destaque no Projeto UFS | Cine Vitória
Quarta e última mostra desta edição reuniu obras que não têm a mesma viabilidade de projetos realizados no eixo Rio-São Paulo
Uma iniciativa do curso de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (PROEX) e o Cinema Vitória (Funcap/SE), o Projeto UFS | Cine Vitória foi criado para ajudar a divulgar a cultura audiovisual no estado e ampliar o acesso a filmes nacionais e internacionais, obras clássicas e projetos universitários.
No dia 26 de agosto, foi iniciada a quarta e última mostra desta edição, com foco no cinema nordestino. A iniciativa integrou a programação da calourada do Departamento de Comunicação Social da UFS e a exibição dos filmes seguiu até o dia 5 de setembro, no canal do YouTube do projeto.
Temas variados
A originalidade da produção nordestina foi conferida em produções com os mais variados temas, realizados com muito talento e dedicação. Entre as obras, figuraram títulos como: À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente, de Bruna Barros e Bruna Castro (BA); A Pontualidade dos Tubarões, de Raysa Prado (PB); Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão (SE); Ada, de Rafaela Uchoa (BA); Batom Vermelho Sangue, de R.B Lima (PB);
Caminhos na Noite, de Douglas Oliveira (SE); Doce Veneno, de Walesca Santiago (CE); O Menino Que Morava no Som, de Felipe Soares (PE); Opará – Morada dos nossos Ancestrais, de Graciela Guarani (PE); e Zélia, de Lucas Menezes (SE).
Feita em parceria com a Cinemateca da UFS, a mostra deu espaço a obras que, muitas vezes, não têm a mesma visibilidade de produções realizadas no eixo Rio-São Paulo. Além disso, o projeto teve o intuito de estimular a criação de público do cinema e continuar, de forma remota, o trabalho feito pelo Cinema Vitória, a única sala de cinema de arte do estado de Sergipe desde 1934.
Além de atuar como um fomentador da cultura cinematográfica sergipana, o projeto Cine Vitória Online surgiu como uma tentativa de manter o trabalho do Cinema Vitória, que foi interrompido devido à pandemia de Covid-19. A primeira edição começou em novembro de 2020, com a Mostra de Cinema Negro, e terminou em fevereiro deste ano, com a Mostra Olhares Sergipanos.