Série “Em Busca de Kardec” investiga a terceira maior religião do país
Atração faz parte da programação do canal Prime Box Brazil e tem roteiro assinado pela pesquisadora Dora Incontri
Com oito episódios, a série Em Busca de Kardec é um dos destaques na programação do canal pago Prime Box Brazil. A atração, cujo roteiro é assinado por Dora Incontri (uma das mais respeitadas fontes acadêmicas do espiritismo no Brasil), agrega mais informações à pesquisa histórica sobre a terceira maior religião do país. O programa ainda revela a existência de cartas inéditas escritas por Allan Kardec, que fundou a doutrina no século XIX.
A produção da série foi baseada no interesse do cineasta francês Karim Akadiri Soumaila pelo espiritismo. A doutrina o aproxima da filha adolescente que ele perdeu há alguns anos – um luto parecido com aquele enfrentado pelo escritor Victor Hugo, que se interessou pelo assunto após morte de sua primogênita, Léopoldine. Na Europa, Karim visita o local na Suíça onde Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), a “persona” de Allan Kardec, estudou com o pedagogista Johann Heinrich Pestalozzi.
Tom imparcial
A investigação prossegue no Brasil, onde o diretor encontra um acervo nunca antes revelado de Kardec. As cartas – que estão sendo traduzidas para o português – prometem trazer à luz preciosas informações sobre as origens do espiritismo. Algumas correspondências obtidas por Dora Incontri descrevem uma suposta filha adotiva de Kardec, que também morreu. O pesquisador paulista Silvino Canuto de Abreu (1892-1980) recebeu esses manuscritos antes da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), salvando-os dos nazistas que invadiram Paris. Hoje, o acervo está sob a tutela da Fundação Espírita André Luiz (Feal).
O roteiro de Dora Incontri acerta ao optar por um tom de imparcialidade na abordagem do tema. Sua narrativa (respeitosa, mas sempre objetiva) contrapõe a popularidade brasileira, que é o maior movimento espírita do mundo, com o adormecimento precoce na França, de onde floresceu no século XIX, depois de ter nascido nos EUA. Entrevistas com sociólogos, historiadores, antropólogos e praticantes da doutrina enriquecem o debate proposto pela série.
O cineasta parisiense radicado em São Paulo Karim Akadiri Soumaila se aproxima das tradições religiosas de Salvador (BA), onde recebe uma mensagem perturbadora com pintura da fisionomia de sua filha, Ifa. O médium é o fundador-dirigente do Grupo Espírita Scheilla e acumula a produção de mais de 27 mil telas pintadas, sob orientação de pintores desencarnados. A lista abrange Rembrandt, Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet, Da Vinci, Lautrec e Chagall.Realizada pela LightHouse Produções Cinematográficas, com produção executiva de Ricardo Fadel Rihan, Em Busca de Kardec é exibida às quartas-feiras (às 22h) no Prime Box Brazil.