7 Maneiras pelas quais a Geração X, Millennials e a Z veem o mundo
Para entender melhor a Geração X, Millennials e a Geração Z, dê uma olhada na escolaridade, estilo pessoal e como eles se sentem com relação um ao outro
Por Caitlin Abber e Manuela Rodrigues Fotos Shutterstock.com
O retorno dos jeans de cintura baixa e chapéus bucket é um lembrete óbvio de que tudo é cíclico – especialmente a moda. As tendências vêm e vão, e depois voltam com força total. É como se as botas de combate Doc Marten e as plataformas Steve Madden estivessem batendo na calçada como se os anos 2010 nunca tivessem acontecido.
Quem faz parte de cada geração?
Para os membros da Geração X, que nasceram entre 1965 e 1980, houve uma divisão geracional entre eles e os Millennials sempre foi óbvia. Quando Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) estavam começando no mercado de trabalho, havia muito barulho sobre como falar com eles, fazer marketing para eles e trabalhar com eles. Eles foram a última geração a experimentar a infância sem a Internet. Eles passaram por tantas tragédias, incluindo o 11 de setembro e a recessão de 2008. Estes eventos moldaram suas identidades e compreensão do mundo.
A Geração X estava um pouco mais estabelecida quando esses eventos monumentais ocorreram. Para eles, a situação dos Millennials parecia um pouco exagerada. As diferenças entre os dois grupos causaram bastante discórdia. Mas agora, os membros da geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) estão se destacando. Tanto a Geração X quanto os Millennials se inspiram mais neles do que se irritam por conta deles.
Talvez isso se deva à pandemia nos prendendo em casa nos últimos dois anos e remodelando nosso senso de identidade. Talvez seja devido às suas atitudes inclusivas e dinâmicas sobre trabalho, política, sexualidade e estilo. Pela primeira vez em muito tempo, a cultura jovem está de volta.
A geração X está tirando a poeira das camisetas de banda e bandanas. Millennials estão se apaixonando por estrelas pop como fizeram em 2003. A Geração Z está orquestrando tudo por meio do TikTok, estilo maximalista e rebeldia desorganizada (mas sobrecarregada).
Fique por dentro das sete outras maneiras pelas quais a Geração X, a Geração Y e a Geração Z veem o mundo de maneira diferente.
Como eles entendem e compartilham sua identidade
Atualmente é fácil encontrar capas de revistas com o título: “O que é a Geração X?” “Quem são os millennials?” “O que sabemos sobre a geração Z?” Mas além do que a grande mídia pensa e diz sobre cada geração, cabe às pessoas dessa geração descobrir quem elas realmente são. Nos últimos cinquenta anos (especialmente nos últimos vinte, quando raça, gênero e sexualidade foram mais amplamente discutidos e afirmados), compreender a própria identidade tem sido um processo de exploração e experimentação. No último ano, nossa identidade e como queremos que o mundo nos veja é exibida em nossas contas do Facebook e Instagram, com os Millennials e a Geração Z compartilhando mais informações sobre si mesmos on-line.
Como eles se encaixam (ou não) no ambiente de trabalho
É quase uma tradição cultural que cada nova geração seja difamada ao entrar no mercado de trabalho. A Geração X era vista como preguiçosa e pouco profissional – mal arrumada e carente de boas maneiras. A expressão mais comum lançada contra os Millennials era terem direito de tudo – eles eram chamados de flocos de neve e criticados por precisarem de validação constante. A geração Z ainda está entrando no mercado de trabalho, mas como o início de suas carreiras se alinha com a norma de trabalho configurada após a pandemia, há uma oportunidade para eles reformularem radicalmente o trabalho em algo que se alinhe melhor aos seus valores. A geração X e os Millennials, sem dúvida, ficarão felizes por seus esforços.
Como eles se apaixonam
Cada geração tem sua própria maneira de namorar, se comprometer e até decidir se quer ou não ter filhos. Para a Geração X, a política sexual estava em todo lugar. Houve liberdade recém-descoberta nos anos 80 e 90, especialmente para as mulheres. O controle de natalidade amplamente disponível significava que não havia mais a necessidade de contar com um parceiro masculino. Os millennials levaram isso a um passo além. Eles esperaram o máximo possível para se casar, sendo trinta e dois a idade média do primeiro casamento. Para a geração Z, todas as opções estão na mesa, incluindo por quem eles se apaixonam (20% dos membros da geração Z se identificam como LGBTQ) e quando – ou mesmo se – eles realmente irão se casar.
Como eles se envolvem com a política
A política ainda é um assunto delicado. Concentrar-se em como é a mentalidade política para cada geração é uma maneira simples de evitar a filiação política. Cada geração se irrita com determinados assuntos. Isso inclui guerras, direitos humanos, políticas externas e os próprios políticos. O modo como cada geração fala e vota nessas questões pode dizer muito sobre suas relações com a política. Como a geração mais velha nesta história, a Geração X já viu de tudo. Eles nasceram à sombra da Guerra do Vietnã. Eles testemunharam Ronald Reagan, nos Estados Unidos, e um novo tipo de política conservadora entrar no mainstream, e viram o primeiro presidente desde 1868 sofrer impeachment ao vivo na televisão. Dito isto, seu histórico de votação não é tão forte quanto a dos Millennials e a da Geração Z. As gerações mais jovens parecem estar universalmente fartas do status quo e estão votando em números recordes.
Como se divertem
De todas as três gerações, a Geração X definitivamente foi a que mais se divertiu no mundo real. Eles frequentavam cafés, lojas de discos e shows. Antes da internet, quando decisões questionáveis não eram salvas on-line para sempre, estar presente fisicamente não era algo que alguém tinha que se lembrar de fazer. Millennials tiveram um gostinho dessa liberdade, especialmente na fase “indie-sleaze” do início dos anos 2000. Quando o Instagram entrou em cena em 2010, todas as apostas foram canceladas. Os Millennials se tornaram a geração que tirava fotos no brunch, contava com influenciadores para fazer recomendações de compras e reformulou a conexão como “Netflix and Chill”. E, agora que a maioria de nós está on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Geração Z não é muito diferente. Na verdade, enquanto eles se cansaram de ficar em casa nos últimos dois anos, eles ainda não são tão socialmente (ou sexualmente) ativos quanto às gerações anteriores. Eles geralmente dependem de atividades de tempo de tela, como serviços de streaming, TikTok e compras on-line para mantê-los entretidos.
Como eles decidem o que vestir
Como mencionado anteriormente, as tendências da moda são totalmente cíclicas. Millennials quase pareceram chocados ao ver o retorno de certos estilos dos catálogos de juventude da amada Delia. A geração X provavelmente não ficou nem um pouco surpresa. O que é interessante hoje é como cada geração adapta os estilos de tendências para se adequar tanto à sua idade quanto ao período em que cresceram. Por exemplo, os membros da Geração Z estão adotando totalmente neon, itons pastéis, jeans largos e tops curtos. Mas para os Millennials, deixar de lado seus suéteres grossos e jeans skinny é quase impossível. A geração X, que na idade mais velha tem 57 anos, pode não estar usando os acessórios verde-limão da Target, mas está brincando com a cor do cabelo, permitindo-se revelar mais pele e geralmente se divertindo um pouco mais com moda.Uma observação importante: todas as gerações (até os Baby Boomers) adoram os tênis New Balance.
Como eles encontram e ouvem música
Os membros da geração X provavelmente se lembram da primeira fita cassete que compraram. Os Millennials provavelmente se lembram de seu primeiro CD. A maioria dos membros da Geração Z, por outro lado, provavelmente nunca usou nenhuma dessas tecnologias. Para eles, a música sempre esteve on-line. O Pandora foi lançada em 2000. O iTunes foi lançado em 2001. O Spotify foi lançado em 2006. Embora tanto a Geração X quanto os Millennials pudessem baixar músicas (com certeza, às vezes ilegalmente) de sites como o Napster, a proeminência dos serviços de streaming de música acabou tomando conta de toda a indústria musical. Isso fez com que as lojas de música – que muitas vezes também funcionavam como pontos de encontro – fechassem em todo o mundo. Assim, a música ainda é uma forma de arte altamente colaborativa. Hoje, com aplicativos como o TikTok, os músicos conseguem encontrar públicos sem a ajuda de grandes gravadoras. De certa forma, não é tão diferente da estética de café/microfone aberto de meados dos anos 90 – apenas com um pouco mais de autotune.